Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenes

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página Inicial > Discentes > Egressos
Início do conteúdo da página

Egressos PPGQ-Unifesspa

Publicado: Terça, 24 de Outubro de 2017, 12h17 | Última atualização em Terça, 24 de Agosto de 2021, 12h10 | Acessos: 3459

UNIFESSPA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA

  

Por se tratar de um programa novo, em funcionamento desde 2017, o programa possui apenas 20 egressos titulados, sendo 15 deles dentro do quadriênio 2017-2020. Outrossim, o número de titulados foi fortemente impactado pela pandemia da Covid-19, uma vez que as pesquisas na área da química são essencialmente experimentais. Nesta amostragem, os egressos do PPGQ têm atuado em quatro principais setores: 1) na rede de ensino básico (pública e particular), 2) em cursos de doutorado em outras instituições de ensino superior, 3) na rede federal de ensino, e 4) como docente de ensino superior em universidade pública estadual ou na rede privada. Este perfil está associado a dois fatores: 1) 40-50 % dos ingressantes no PPGQ são docentes da rede pública e particular do Estado do Pará, que estão buscando qualificação profissional e melhores rendimentos (salários); 2) o segundo perfil é atribuído a alunos que concluíram há pouco tempo o curso de graduação. Diante deste quadro, 29 % dos egressos estão realizando doutoramento em outras instituições, sendo dois na Universidade Federal de São Carlos, um na Universidade Federal de Pelotas, outro na Universidade Federal do Amazonas e um outro na Universidade Federal do Pará. O percentual dos egressos que estão atuando na rede básica a nível estadual/municipal ou na rede privada de ensino básico é de 43 %, enquanto 14 % atuam na rede federal de ensino - dois são docentes no IFPA e um no IFMS. Por fim, um egresso é professor na Universidade do Estado do Pará (UEPA) e técnico de laboratório na Unifesspa e um dos egressos que atua na rede básica de ensino também é docente na rede privada de ensino superior. Cabe destacar, que a formação de recursos humanos qualificados tem um papel importante para o desenvolvimento social e econômico da região, uma vez que os programas de pós-graduação têm um papel importante para fixação destes profissionais na região.

 

Figura 1. Perfil dos egressos

Egressos ocupação2

 

Diante dos dados percebe-se que PPGQ-Unifesspa tem se destacado na formação de profissionais qualificados para atuarem na região, e certamente terá um papel importante para a melhoria dos índices educacionais do estado do Pará, bem como para o desenvolvimento social e econômico da região sul e sudeste do Pará.

Em relação as publicações realizadas pelos egressos enquanto alunos e após a obtenção do título, podemos afirmar que são de excelente qualidade, principalmente se olharmos para o número de titulados, que é apenas de 20 dissertações defendidas. Até o momento foram publicados 21 artigos científicos, sendo 13 publicados no quadriênio 2017-2020, com 15 deles publicado no espectro A do Qualis Capes, 05 no espectro B e 01 não listado no novo Qualis, mas com fator de impacto 4,077.

Olhando apenas para o quadriênio 2017-2020, a somatória do fator de impacto dos artigos publicados por discentes/egressos foi igual a 38,54, correspondendo a uma média de 2,96, enquanto o índice percentual de artigos nos Qualis A1 e A2 com discente e egressos foi de 23 % e 15,3 %, respectivamente. Considerando apenas o estrato A do qualis este percentual é de 69,20 %, enquanto o percentil médio da produção total com discente no período foi de 65,38 evidenciando a qualidade da produção intelectual dos discentes do programa, bem como a pesquisa de modo geral no PPGQ/Unifesspa.

 

Figura 2. Produção qualificada dos egressos

Egressos ocupação

Observando os números descritos acima, nota-se que o PPGQ alcançou a média de 01 artigo com discente por defesa de dissertação, sendo que estes artigos estão sendo publicados majoritariamente em revistas do espectro A do Qualis. Os números são bastante expressivos, pois segundo o seminário de meio termo, a média de artigos com discente e/ou egresso/total de discentes é de 0,699 em programas Capes 7, enquanto a média do nosso programa com apenas mestrado é 1,05. No entanto, não estamos conformados com este número de artigos, por isso tem sido estimulado dentro do PPGQ o desenvolvimento de projetos em parcerias que envolvam dois ou mais discentes, a fim de que mais resultados sejam obtidos e mais publicações sejam feitas, a fim de aumentarmos a nossa contribuição com o conhecimento científico da nossa região.

 

 

 

Fim do conteúdo da página