Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenes

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página Inicial > Programa > Linhas de pesquisas
Início do conteúdo da página

Linha de Pesquisa

Publicado: Quarta, 04 de Dezembro de 2019, 17h31 | Última atualização em Terça, 24 de Agosto de 2021, 19h36 | Acessos: 1887

Linhas de Pesquisas

Os novos projetos de pesquisa do PPGQ para o quadriênio 2021-2024 serão desenvolvidos nas novas linhas de pesquisa aprovadas pelo colegiado, as quais estão ajustadas às demandas da região em que o PPGQ está inserido. Estas novas linhas estão contidas na única área de concentração, a saber Química, e estão descritas a seguir.

a) Métodos de Análise e Química Ambiental: Visa aprimorar ou desenvolver procedimentos e dispositivos de análise química e/ou biológica para potenciais contaminantes e poluentes emergentes do Bioma Amazônico. Os estudos são conduzidos em amostras de alimentos naturais, recursos hídricos superficiais, residuais e subterrâneos, solos, sedimentos, efluentes industriais, plantas aquáticas e terrestres, patógenos (microrganismos), entre outras, a fim de diagnosticar potenciais impactos negativos causados por diferentes analitos em concentrações indesejáveis aos ecossistemas e aos seres vivos.

b) Química de Produtos Naturais e Biotecnologia: Estudo químico, isolamento e identificação de metabólitos secundários biologicamente ativos de plantas e microrganismos, oriundos principalmente do ambiente Amazônico, e estudo da atividade biológica de extratos e substâncias isoladas. A exploração do metabolismo de plantas e microrganismos pode ainda ser voltada aos estudos de quimiotaxonomia. Versa também na utilização de sistemas biológicos, organismos vivos ou derivados desses com potencial biotecnológico, para a produção de biocombustíveis e reaproveitamento da biomassa vegetal disponível no ambiente amazônico, bem como para produzir e/ou modificar produtos e processos no desenvolvimento de rotas mais limpas e que diminuem os custos do processo.

c) Química Teórica e Computacional: Envolve o emprego de métodos de Química Teórica e Computacional e modelagem para calcular propriedades de sistemas moleculares e cristalinos orgânicos e inorgânicas usando métodos semi-empíricos, ab-initio e Teoria DFT. A partir da modelagem das estruturas moleculares e cristalinas, bem como da determinação da estrutura eletrônica dos compostos estudados, predizem-se propriedades físico-químicas de interesse das mais variadas áreas da química

d) Química de Materiais e Nanomateriais: Envolve o desenvolvimento e caracterização de novos materiais e nanomateriais, sejam eles inorgânicos, poliméricos ou organometálicos, tais como compósitos, zeólitas e cerâmicas, os quais são de interesse industrial e ambiental, para diferentes aplicações, como na catálise, na biotecnologia, na nanotecnologia, em usos ambientais, etc. Um enfoque especial é dado aos produtos e subprodutos das atividades de mineração e industrial e do extrativismo vegetal da Região Norte do Brasil, que possibilitam a síntese de novos materiais, e práticas ecológicas a partir de processos químicos sustentáveis.

registrado em:
Fim do conteúdo da página