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Apresentação

Publicado: Quinta, 05 de Mai de 2016, 08h43 | Última atualização em Terça, 24 de Agosto de 2021, 19h19 | Acessos: 5443

A criação do mestrado acadêmico em Química na Unifesspa surgiu da carência de cursos de pós-graduação nesta mesorregião, que reflete na grande dificuldade de fixar recursos humanos qualificados, tendo em vista que muitos alunos migram para outros estados em busca de uma formação mais sólida, e dificilmente retornam a sua região de origem para seguir carreira acadêmica. Diante dessa realidade, o Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) é uma subunidade do Instituto de Ciências Exatas (ICE) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) e tem como finalidade a formação de recursos humanos destinados à docência, à pesquisa científica e tecnológica, ao empreendedorismo e a outras atividades correlatas, através de curso de Mestrado de caráter acadêmico.

O PPGQ-Unifesspa foi aprovado em 2016, para ofertar o curso de Mestrado Acadêmico em Química. No quadrienio 2017-2020 o curso era constituído por três áreas de concentração, a citar: Química Analítica, Química Inorgânica/Físico-química e Química Orgânica. Cada área de concentração possuía uma linha de pesquisa com foco nas demandas locais e regionais, dentro do contexto da região Amazônica.

Com a criação da Comissão de Planejamento Estratégico e Autoavaliação (CPEA) em 2019, e com a elaboração do Plano de Desenvolvimento da Unidade, a estrutura curricular do PPGQ foi alterada. A principal mudança implementada foi na estrutura do Programa, tais como área de concentração, que agora será apenas Química, linhas de pesquisas e disciplinas. As alterações na área de concentração e linhas de pesquisas do programa são importantes, pois possibilitará uma maior aderência com o novo quadro de docentes permanentes, maior equilíbrio entre as diferentes linhas de pesquisas e projetos, e a possibilidade de credenciar novos docentes.

Com 20 alunos titulados e 49 alunos matriculados, o PPGQ tem avançado em inúmeras pesquisas relevantes no contexto regional e nacional, que são coordenadas por 21 professores doutores que são docentes permanentes do programa, e tem gerado publicações científicas em revistas de alto fator de impacto.

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